Validação da ideia

Validação da Ideia do Negócio

Como empreendedor, é provável que já tenha tido vários momentos “Eureka”

Nove em cada dez vezes, o momento “Eureka” é imediatamente seguido por uma enorme vontade de começar o processo de criação/construção, porque você sabe no seu coração que a sua idéia é incrivelmente incrível e infalível.

Você está extremamente empenhado em colocá-la no mercado o mais rápido possível para que todos possam ver como ela é incrível.

Só que alguns meses depois, tendo passado muitas noites sem dormir e milhares de euros construindo um produto que, veio a descobrir, ninguém realmente quer.

Por o Carro à Frente dos Bois

Para muitos empreendedores, a ideia acaba por morrer porque simplesmente não tiveram tempo para fazer uma pausa, dar um passo atrás e olhar para os indicadores chave que lhes dizem se vale a pena ou não fazer aquela versão específica da sua ideia, ou se vale a pena fazer qualquer versão da sua ideia.

É aí que entra a validação da idéia.

Antes de gastarmos um euro na criação de qualquer coisa, vamos primeiro aprender a avaliar a viabilidade e a viabilidade da nossa ideia de arranque para ver se devemos avançar com confiança ou voltar para o quadro branco e continuar a desenvolver a ideia.

Este deve ser sempre o primeiro passo para cada Empreendedor que está a considerar a possibilidade de implementar um novo negócio.

A Validação da Ideia Divide-se em 4 Fases:

Plano de Pesquisa

Na 1ª fase vamos analisar o mercado em que estamos prestes a entrar para determinar se vale a pena resolver o problema que estamos a tentar resolver, enquanto nos concentramos em quaisquer outras soluções que possam já existir.

Validação por Especialistas

Nesta fase vamos procurar o aconselhamento de especialistas no assunto, fundadores e investidores para identificar as armadilhas a evitar, os desafios a enfrentar e obter mais informações sobre a probabilidade de sucesso do nosso conceito de startup.

Questionar Clientes

Ao questionar os nossos clientes atuais ou potenciais clientes directamente vamos obter uma melhor compreensão de como a nossa solução se encaixa no nosso mercado e aprenderemos se o que pensamos que nossos clientes querem é o mesmo que o que eles realmente querem.

Elevator Pitch / Discurso de Elevador

Elevator Pitch ou Discurso de Elevador é um tipo de interação/comunicação curta em que se explica a ideia e as vantagens de uma ideia ou negócio. Vamos explicar como aperfeiçoar este resumo enganadoramente difícil.

Você Vai Aprender:

Determinar se o problema que você está resolvendo é doloroso o suficiente para ser resolvido.

Identificar quem já está a tentar resolver o mesmo problema e se você pode vencê-los.

Criar arquétipos de clientes para definir o avatar ou imagem clara do seu cliente ideal.

Questionar os clientes ideais para descobrir se o que você está a criar está alinhado com o que eles realmente querem.

Obter informações sobre a viabilidade da sua ideia através do envolvimento com especialistas credíveis.

Aprender a explicar o conceito da sua ideia através de um Elevator Pitch” persuasivo e convincente.

Próximo Passo: