Como empreendedor, é provável que já tenha tido vários momentos “Eureka”
Nove em cada dez vezes, o momento “Eureka” é imediatamente seguido por uma enorme vontade de começar o processo de criação/construção, porque você sabe no seu coração que a sua idéia é incrivelmente incrível e infalível.
Você está extremamente empenhado em colocá-la no mercado o mais rápido possível para que todos possam ver como ela é incrível.
Só que alguns meses depois, tendo passado muitas noites sem dormir e milhares de euros construindo um produto que, veio a descobrir, ninguém realmente quer.
Por o Carro à Frente dos Bois
Para muitos empreendedores, a ideia acaba por morrer porque simplesmente não tiveram tempo para fazer uma pausa, dar um passo atrás e olhar para os indicadores chave que lhes dizem se vale a pena ou não fazer aquela versão específica da sua ideia, ou se vale a pena fazer qualquer versão da sua ideia.
É aí que entra a validação da idéia.
Antes de gastarmos um euro na criação de qualquer coisa, vamos primeiro aprender a avaliar a viabilidade e a viabilidade da nossa ideia de arranque para ver se devemos avançar com confiança ou voltar para o quadro branco e continuar a desenvolver a ideia.
Este deve ser sempre o primeiro passo para cada Empreendedor que está a considerar a possibilidade de implementar um novo negócio.
A Validação da Ideia Divide-se em 4 Fases:
Você Vai Aprender:
Determinar se o problema que você está resolvendo é doloroso o suficiente para ser resolvido.
Identificar quem já está a tentar resolver o mesmo problema e se você pode vencê-los.
Criar arquétipos de clientes para definir o avatar ou imagem clara do seu cliente ideal.
Questionar os clientes ideais para descobrir se o que você está a criar está alinhado com o que eles realmente querem.
Obter informações sobre a viabilidade da sua ideia através do envolvimento com especialistas credíveis.
Aprender a explicar o conceito da sua ideia através de um Elevator Pitch” persuasivo e convincente.