Melhores Aplicacões de Produtividade

Melhores Aplicações Para Aumentar a Produtividade

Todos nós temos muito que fazer num espaço de tempo limitado.

E para conseguirmos planear, registar e terminar as nossas tarefas utilizamos ferramentas.

Você poderia realizar praticamente tudo o que você precisa fazer com um editor de texto e um calendário em papel, mas isso não seria muito eficiente.

Para facilitar as coisas, existem centenas de aplicações de produtividade para ajudar em tudo, desde tarefas de rastreamento até o armazenamento de arquivos.

Com centenas de aplicações, no entanto, é difícil saber qual escolher.

É por isso que criei este guia, que descreve as melhores aplicações de produtividade para praticamente tudo o que você precisa fazer no trabalho.

Aplicação Lista de tarefas

Manter uma lista das tarefas que tem de fazer é uma das acções que vai ajudar a melhorar a sua produtividade.

Melhor Aplicação de Lista de Tarefas: Todoist

Já testei muitas aplicações de lista de tarefas, e Todoist ainda é a melhor e a minha preferida.

Você pode criar listas organizadas em projectos para organizar todos os aspectos de sua vida e/ou empresa.

Além disso, Todoist torna a adição de tarefas rápida e simples, com apenas alguns cliques.

O Aplicação também possui excelente processamento de linguagem natural, o que permite atribuir rapidamente datas de vencimento a tarefas.

Por exemplo, você pode digitar “Ligar para o contabilista na Sexta” e o Todoist criará automaticamente uma tarefa chamada “Ligar para o contabilista” e agenda para a próxima sexta-feira.

Preços

Plano Gratuito

Até 80 projectos
Até 5 pessoas por projecto

Plano Premium – A partir de 3€

Até 300 projectos
Até 25 pessoas por projecto
Lembretes
Comentários & carregamento de arquivos
Etiquetas & filtros
Tendências de produtividade

Plano Business – A partir de 5€

Até 500 projectos
Até 50 pessoas por projecto
Caixa de entrada da equipa
Funções de administrador & membro
Faturamento da equipa
Prioridade no suporte

Clique aqui para ir para o site do Todoist

2º Lugar: TickTick

O TickTick é muito parecido com Todoist.

No entanto, o TickTick inclui a vista das tarefas num calendário e uma aplicação de contabilização das horas gastas nas tarefas.

Preços

Plano Gratuito

Plano Premium – Cerca de 2.6€ por mês

Clique aqui para ir para o site do TickTick

Alternativa: Tarefas do Google

É uma aplicação muito simples.
O que é bom e menos bom.
É bom para aumentar a eficácia de uma utilização normal sem projectos muito complexos.
É menos bom porque não permite a utilização para a gerir projectos um pouco mais complexos

Calendário

Além de ter uma lista de tarefas, manter um calendário é fundamental para gerir eventos como reuniões, compromissos, chamadas, etc

Enquanto sua lista de tarefas é para manter o controlo do que tem que fazer, o seu calendário é para manter o controlo de onde você tem que estar.

Melhor Aplicação de Calendário: Calendário do Google

Há muitas aplicações de calendário no mercado, mas o Calendário do Google ainda é o melhor.

É gratuito, funciona em todos os dispositivos e funciona bem tanto para indivíduos quanto para equipas.

Permite gerir vários calendários usando código de cores, bem como definir vários lembretes para eventos.

Preço

O calendário do Google é gratuito. apenas precisa duma conta do Google

Clique aqui para ir para o site do Calendário Google

2º Lugar: Calendário do Microsoft Outlook

Alternativas: Any.do

Aplicação para Gestão de Projectos

Se você trabalha principalmente sozinho, então um calendário e uma aplicação de lista de tarefas são provavelmente tudo o que precisa para manter o controlo do seu trabalho.

Mas para gerir projectos com algum tamanho ou complexidade, que implica a interacção com uma equipa, vai precisar de uma aplicação de gestão de projectos.

Com a aplicação certa, vai ter a certeza de que todos executam as respectivas tarefas a tempo, e vai ajudar a minimizar o número de emails que tem de enviar e receber.

Existem milhares de aplicações de gestão de projectos.

Neste artigo vou considerar apenas as aplicações mais simples de utilizar e inovadoras com os olhos postos no futuro.

Existem muitas aplicações mais tradicionais, mais pesadas e um pouco mais difíceis de utilizar que estão a tentar fazer a transição para serem utilizadas no futuro.

Este tipo de aplicações mais tradicionais não foram consideradas neste artigo.

Melhor Aplicação de Gestão de Projectos: Notion

Não é fácil colocar o Notion numa categoria, pois permite fazer muito mais do que apenas gerir projectos.

Vai poder usá-lo para tomar notas, gerir e manipular dados em folhas de cálculo, utilizar como base de dados, documentação interna da empresa, gerir tarefas e muito mais.

Mas por agora vamos considerar a sua função de gestão de projectos.

Pode utilizá-lo para gerir todo o tipo de projectos como implementação e gestão de processos, planos de operações e marketing, formação de novos colaboradores, criação de conteúdos para o site da sua empresa ou para as redes sociais.

O que torna o Notion tão poderoso e versátil é a possibilidade de criar templates para quase tudo, desde simples listas de verificação até projectos massivos com dezenas de passos.

E durante todo o processo, os membros da sua equipa podem ver facilmente o que está a ser criado ou alterado.

Preços

Plano Gratuito

Utilizadores ilimitados
1000 blocos/itens
Carregamento de ficheiros com até 5MB
Exportação em massa.

Plano Pessoal – Cerca de 4€ por utilizador por mês

1 utilizador
Blocos/itens ilimitados
Carregamento de ficheiros sem limite de tamanho
Gestão de permissões dos utilizadores
Apoio prioritário
Historio das alterações
Exportação em massa

Plano para Equipas – Cerca de 8€ por utilizador por mês

Utilizadores ilimitados
Blocos/itens ilimitados
Carregamento de ficheiros sem limite de tamanho
Gestão de permissões dos utilizadores
Apoio prioritário
Historio das alterações
Exportação em massa

Plano Enterprise – Cerca de 20€

Utilizadores ilimitados
Blocos/itens ilimitados
Carregamento de ficheiros sem limite de tamanho
Gestão de permissões dos utilizadores
Apoio prioritário
Historio das alterações
Exportação em massa Autenticação – SAML
Exportação em massa de PDF´s
Gestor dedicado do Notion

Clique aqui para ir para o site do Notion

2º Lugar: ClickUp

O ClickUp é uma ferramenta incrivelmente poderosa que lhe dá muitos níveis de hierarquia para gerir grandes projectos ou mesmo empresas inteiras.

Também pode visualizar projectos em listas, calendários e kanban (que são ótimos para gerir projectos com vários estágios).
E para projectos grandes, pode criar subtarefas, dependências de tarefas e atribuir várias pessoas a tarefas únicas.

Clique aqui para ir para o site do ClickUp

Alternativas: Trello e Asana